DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E O TESTE DE NOMEAÇÃO RÁPIDA


DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E O TESTE DE NOMEAÇÃO RÁPIDA

Qual a estimativa de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) em escolares?

Estima-se que 3% a 6% das crianças em idade escolar apresentam TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

O que é Dislexia?
A dislexia é caracterizada como transtorno da leitura e da escrita, que interfere no rendimento escolar, deixando-o inferior ao esperado em relação à idade cronológica do indivíduo, ao seu potencial intelectual e à sua escolaridade. Estima-se que afete em torno de 5 a 10% de escolares.

Qual a etiologia (causa) do TDAH e da Dislexia?
Tanto o TDAH como a dislexia são condições genético-neurológicas que podem apresentar, em sua história acadêmica, o fracasso escolar, quer seja determinado por alterações na entrada (falta de atenção ao aprendizado), como ocorre no TDAH ou no processamento cognitivo da leitura, como na dislexia (dificuldade específica para aprender a ler e escrever).

Cite um teste clínico utilizado na avaliação do distúrbio de aprendizagem.
Desde 1974 observou-se uma dificuldade de nomeação (nomear figuras, objetos, letras, formas e números) em indivíduos com dislexia nas tarefas de nomeação automática, os quais verificaram que o desempenho observado era significativamente inferior quando comparado aos dos sujeitos sem o quadro de dislexia.

Por que nomear “coisas” de forma ágil (rápida e sem grandes dificuldades) pode ser tão importante?
A nomeação rápida é entendida como parte da velocidade de processamento da informação. Isto é baseado na hipótese do duplo-déficit para a dislexia do desenvolvimento, na qual os déficits fonológicos e os processos subjacentes aos déficits de nomeação são descritos como duas fontes independentes dos distúrbios da leitura. Existem três subtipos de déficits: déficits apenas em nomeação rápida; apenas na consciência fonológica; nas duas habilidades cognitivas, todos com conseqüentes alterações na leitura.

Quais as Habilidades necessárias para nomeação rápida?
As habilidades necessárias para a nomeação rápida envolvem: atenção ao estímulo, processos visuais responsáveis pela discriminação, identificação da letra e o seu padrão, integração de características visuais e informação de padrão visual com estocagem de representações ortográficas, integração de informação visual com representações fonológicas (nomes das coisas) estocadas, acesso e recuperação fonológica, ativação e integração da informação semântica e conceitual e ativação motora para a articulação.

Cite um dos testes de nomeação rápida?
Teste de Nomeação Automática Rápida - RAN(6), utilizado para medir a velocidade de nomeação. O procedimento é composto por quatro subtestes para nomeação de cores, dígitos, letras e objetos. Os subtestes são compostos por cinco estímulos diferentes, os quais alternam-se entre si, formando 10 linhas seqüenciais em um total de 50 estímulos. O subteste de cores é composto pelas cores verde, vermelho, preto, azul e amarelo. O subteste de letras é composto pelas letras “p”, “d”, “o”, “a” e “s”. O subteste de dígitos é composto pelos números “6”, “2”, “4”, “9” e “7”. O subteste de objetos é composto por figuras dos seguintes objetos: pente, guarda-chuva, chave, relógio e tesoura. Os estímulos são apresentados e o tempo e número de acertos são medidos.

As falhas de atenção ou de processamento da informação levam ao prejuízo da leitura?
As crianças que apresentam falhas atencionais ou de processamento da informação terão dificuldade para acionar um processamento visual refinado, o que comprometerá o acesso fonológico exigido para a realização da leitura e escrita de um sistema alfabético.
Ainda é importante ressaltar que os efeitos de supressão articulatória e de extensão de palavras estão localizados no processo de rechamada subvocal, e que, se houver qualquer alteração no processamento lingüístico da informação, este inibirá o acesso ao estoque fonológico, gerando falhas para nomeação de palavras com maior extensão, como na nomeação de cores e objetos

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