Quantas vezes devemos mastigar o alimento antes de engolir?


Quantas vezes devemos mastigar o alimento antes de engolir?

Não existe um número de mastigações ideal, infelizmente não funciona assim.
O número de mastigações até o momento de engolir o alimento depende das características e tamanho do alimento e, das características do sistema mastigatório de cada um, que conduzirá à quebra do alimento, pelo emprego da força muscular, performance mastigatória e  fluxo salivar . Estas características do sistema mastigatório, da face e cavidade oral, de cada um influenciam na formação do bolo alimentar por meio do número específico de mastigações até o momento de engolir. A mastigação dependerá da idade, sexo e características da face de cada um.
O número de mastigações tem sido mostrado como constante no sujeito, com um tipo específico de alimento, enquanto há uma grande variação entre sujeitos. O indivíduo pode ser acostumado a mastigar o alimento por certo período de tempo até a deglutição. A sucessão regular dos ciclos mastigatórios oferece um ritmo à mastigação e essa é uma característica individual de cada um.

Destacamos que:

  •  Crianças precisam mastigar mais o alimento antes de engolir e mesmo assim engolem pedaços maiores quando comparados com adultos.
  • Mulheres precisam mastigar mais que os homens porque precisam de mais mastigações para a trituração do alimento.
  • No envelhecimento os músculos ficam mais fracos e por isso é necessário mastigar mais.
  • Na face longa há necessidade de mais mastigações e na face mais curta menos mastigações porque nesta última há maior força de mordida.

Não existe número adequado e sim mastigação adequada!
Então:

  • Saboreei o alimento e deixe que o sabor se espalhe na boca. Não tenha pressa, não engula.  Coloque um pedaço pequeno na boca. Mastigue bem alimento, porque ele vai se transformar no seu corpo. Não perca essa oportunidade.

Mastigue bem os alimentos! Coma com calma e aprecie a sua refeição!

Por Patrícia Antoniazi
Fonte: Tese de Mestrado de Patrícia Antoniazi

2 comentários:

  1. Acho importante mastigar bem os alimentos,, com calma,,, mas me acostumei a comer meio rápido,,já tentei fazer uma alimentação mais devagar,,mas não consegui,,, é o hábito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Hábitos são mudados. Novos comportamentos surgem quando conhecemos de forma consciente o hábito a ser mudado. É possível quando conhece como fazer. Não existe número de mastigações por garfada. Mas, existe outras possibilidades de você mensurar a sua mastigação. Obrigada. Abraço.

      Excluir

Calendário

Dança e Corpo

Dança e Corpo
Expressividade

CORPO E VOZ